Regras ABNT 2013 – Trabalhos e Monografias, Normas Formatação e Estruturas

Regras ABNT 2013 – Trabalhos e Monografias, Normas Formatação e Estruturas

normas abnt 2013 regras para trabalhos

normas abnt 2013 regras para trabalhos

Qualquer trabalho acadêmico, dissertação, TCC, Monografia, entre outros seguem regras abnt 2013, as quais servem para uniformizar e padronizar os textos. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Tecnicas) é quem regula o Formato, Tipos, Paginação, Margens, Parágrafos, Divisão do texto, Títulos, figuras e Gráficos, Notas de rodapé, Citações, entre outros elementos de um texto técnico.

Confira hoje as Principais Normas da abnt 2013 e Como fazer um Trabalho Correto:

Digitação – Ao digitar o tipo de letra deve ser fonte Arial ou Times new roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 (menos referências bibliográficas espaçamento de 1. As fontes em itálico são usadas para nomes científicos e expressões estrangeiras.

Impressão do Documento – em papel branco formato A4, de boa qualidade.

Margens – devem permitir encadernação e cópias corretas, portanto o padrão é Margem esquerda e Superior de 3.0 cm e Margem direita e inferior de 2.0 cm.

Numeração das Páginas – a partir da Introdução as páginas devem ser numeradas por algarismos arábicos (no canto superior direito sem pontos ou parênteses).

Como Formatar e Fazer a Estrutura do trabalho científico? Veja as etapas passo a passo:

CAPA deve haver o nome da Instituição, nome completo do autor, o título do trabalho, local e data, dispostos a critério do autor.
PÁGINA de ROSTO constam informações para identificação do documento, veja o exemplo abaixo:

Universidade/Instituição

Autor Título

Trabalho referente a disciplina de___________ do_____ período do Curso de___________da “sua universidade” Orientado professor(a)______________ Realizado pelo(s) aluno(s)___________

Local Data

FICHA CATALOGRÁFICA – fica no verso da página de rosto, na parte inferior Deverá ser elaborada pelo profissional bibliotecário de sua Unidade ou da Biblioteca Central.
FOLHA DE APROVAÇÃO – contem a data de aprovação, nome completo e local para assinatura dos membros da banca examinadora.
EPÍGRAFE (Opcional) – página com uma citação de um pensamento que embasou ou inspirou o trabalho.
DEDICATÓRIA (Opcional) – com um texto curto em que o autor faz uma homenagem ou dedica o seu trabalho a alguém.
AGRADECIMENTOS (Opcional)
SUMÁRIO -(ABNT/NBR-6027) é a enumeração dos capítulos do trabalho, na mesma ordem e grafia que se sucedem no texto, acompanhados do número da página inicial de cada capítulo. Não deve ser usado algarismo romano, nem letra.

regras para textos academicos ABNT 2013

regras para textos academicos ABNT 2013

SUMÁRIO

RESUMO ………………………………………………………. iv

1 INTRODUÇÃO …………………………………………… …5

2 REVISÃO DE LITERATURA……………………………. 7

3 MATERIAL E MÉTODO………………………………….. 8

3.1 Material …………………………………………………… 8

4 RESULTADOS ……………………………………………… 9

5 DISCUSSÃO ……………………………………………….. 12

6 CONCLUSÕES ……………………………………………. 12

7 ANEXOS E APÊNDICES ………………………………. 13

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ……………….. 15

RESUMO EM PORTUGUÊS (Norma ABNT/NBR-6028) – é redigido pelo próprio autor do trabalho, contendo a síntese dos pontos relevantes do texto – objetivo, o resultado e as conclusões do trabalho, além do método e a técnica.
INTRODUÇÃO – contêm a apresentação geral do assunto abordado com definições sucintas e objetivo do tema. Podem ser escritas ainda a justificativa da escolha do tema e métodos empregados; esclarecimentos sobre o ponto de vista tratado entre outros.
DESENVOLVIMENTO – contêm o conteúdo da pesquisa e tese.

trabalhos estrutura normas abnt 2013

trabalhos estrutura normas abnt 2013

CONCLUSÃO – fundamenta-se nos resultados e na discussão, concluindo os temas inseridos no início do trabalho.
ABSTRACT (Resumo em Inglês) é a tradução do resumo para o inglês, vem após o texto e precedido de referência bibliográfica do autor.
ANEXOS E APÊNDICES são informações elucidativos e ilustrativos, que devem ser citadas no texto por números entre parênteses.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (ABNT/NBR 6023) – contém autor, título, editora, local e data de publicação do material usado em pesquisa.
ÍNDICE (Opcional) – lista que localiza e remete para as informações contidas no texto, segundo ordem Alfabética, Sistemática (de classificação de assunto), Cronológica.
NOTAS DE RODAPÉ – servem para esclarecer ou tecer considerações a mais ao texto. São marcadas por algarismos arábicos (entrelinha superior sem parênteses)
Como Colocar uma CITAÇÃO no Texto, segundo regra da ABNT?

A cópia exata ou transcrição literal de outro texto (leis, decretos, regulamentos, fórmulas científicas, palavras de outro autor) de até 3 linhas pode ser inserida entre aspas duplas.

Em citação mais longa, abaixo do texto, num bloco recuado das margens laterais.

Como colocar os nomes dos Autores no Texto?

Quando for 1 autor, indicar o SOBRENOME em maiúsculas, seguido da data. Por exemplo: HAFEZ (1973) aconselha a medicação D.

2 autores, indicar o Sobrenome dos dois unidos por “&”, acrescidos da data. Veja : RIECK & LEE (1948) ou (RIECK & LEE, 1948)

3 ou mais, indicar o primeiro autor, a expressão et al. e a data, como em: JARDIM et al. (1965) ou (JARDIM et al., 1965)

via: www.admbrasil.com.br

Termos:

  • abnt 2013
  • norma abnt 2013
  • normas abnt 2013
  • normas abnt 2013 trabalhos academicos
  • normas da abnt 2013
  • normas da abnt para trabalhos
  • normas da abnt para trabalhos academicos 2013
  • regras abnt 2013
  • regras da abnt 2013
  • trabalho nas normas da abnt

Receba mais sobre "Regras ABNT 2013 – Trabalhos e Monografias, Normas Formatação e Estruturas" e outros assuntos no seu e-mail (é Grátis).

Faça seu Comentário

Seu Email não será divulgado. Todos os Campos com * sào obrigatorios.

*
*