Trombose: Aprenda como tratar

Trombose é a formação de um trombo no interior do coração ou de um vaso sanguíneo num indivíduo vivo. Tromboembolia seria o termo usado para descrever tanto a trombose quanto sua complicação que seria o embolismo. Já os coágulos sanguíneos ocorrem, num indivíduo vivo, fora do sistema cardiovascular ou, num indivíduo morto dentro dos vasos e no coração.

Às vezes pode ocorrer em uma veia situada na superfície do corpo, logo abaixo da pele. Nesse caso é chamada de tromboflebite superficial ou simplesmente tromboflebite ou flebite.

Causas da trombose

Geralmente, a trombose é causada devido a uma anomalia em um ou mais itens da Tríade de Virchow abaixo relacionados:

  1. Composição do sangue (hipercoagulabilidade)
  2. Qualidade das paredes venosas
  3. Natureza do fluxo sanguíneo (hemodinâmica)

Diagrama de um trombo formado na corrente sanguínea.

A formação do trombo é geralmente causada por um dano nas paredes do vaso, ou ainda por um trauma ou infecção, e também pela lentidão ou estagnação do fluxo sanguíneo, ocasionado por alguma anomalia na coagulação sanguínea. Após a coagulação intravascular, formam-se uma massa deforme de hemácias, leucócitos e bibrina.

Tratamento para trombose

o tratamento da trombose visa prevenir a formação de coágulos e dissolver os que já se formaram. Para isso, a principal classe de medicamentos usados são os anticoagulantes. Alguns representantes são a heparina, enoxaparina, warfarina e rivaroxabana.

É também possível dissolver os trombos formados com o uso de ativador de plasminogênio tecidual, administrado por via intravenosa. Essa medicação requer monitoramento devido ao seu alto risco de hemorragias.

Alternativas não medicamentosas incluem o uso de massageadores pneumáticos ou meias de compressão, que ativam a circulação e impedem que o sangue fique estagnado nos vasos, sobretudo de membros inferiores.

 

Termos:

  • Como tratar trombose
  • Tratamento para trombose
  • Trombose
  • Trombose: Como tratar

Receba mais sobre "Trombose: Aprenda como tratar" e outros assuntos no seu e-mail (é Grátis).

Faça seu Comentário

Seu Email não será divulgado. Todos os Campos com * sào obrigatorios.

*
*